Grupo usa tecnologias emergentes para mapear locais onde estão preservados testemunhos e evidências da existência de populações tradicionais em áreas ameaçadas pelo avanço do desmatamento, do garimpo e da mudança climática
Plataforma reúne mapas de distribuição de todas as espécies de tetrápodes, como são chamados os vertebrados terrestres com quatro membros. Técnicas computacionais foram usadas para preencher lacunas nos casos em que faltavam informações
Desastre quase dizimou população de beija-flor que atuava como polinizador exclusivo de duas espécies de planta, abrindo espaço para outros pássaros, revela estudo publicado em New Phytologist. Resultado mostra que a extinção de espécies é mais complexa do que se imaginava
Pesquisa da USP revela que as estrigolactonas – substâncias até então associadas somente ao desenvolvimento do vegetal – são capazes de influenciar diretamente em seu florescimento e na produção de frutos
Com apoio da FAPESP, da USP e do Institut Pasteur de Paris, pesquisadores vão estudar os vírus hospedados nos animais da região da Mata Atlântica; o objetivo é investigar o risco de doenças infecciosas emergentes
Poluente já está presente em diversos ambientes e espécies no bioma e tem sido utilizado como material para aves construírem ninhos, apontam estudos apresentados durante a 76ª Reunião Anual da SBPC
Eimear Bernadette Dolan foi indicada na área “exercício, nutrição e ossos”; projeto recebeu financiamento da FAPESP por meio da modalidade Jovens Pesquisadores
Aluno terá orientadores no Institut de Recherche en Informatique de Toulouse e na Poli-USP; projeto aborda decomposições tensoriais para aprendizado de máquina
O dispositivo poderá ser utilizado para implementar sistemas de compartilhamento nos quais qualquer tentativa de acesso não autorizado alterará as correlações quânticas, possibilitando detecção imediata
Revisão sistemática de 14 pesquisas realizadas em sete países detectou diminuição estatisticamente significativa de condições adversas de saúde mental após o tratamento com a técnica conhecida como ‘atenção plena’
Programa promovido por FAPESP e Comissão Fulbright concede bolsa com duração de um ou dois semestres acadêmicos na Georgetown University, Estados Unidos
São sete vagas para projeto que estuda a implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para a educação básica