Inscrições serão aceitas até 09/11 (imagem: Pikisuperstar/Freepik)
Concurso do Instituto Claro em parceria com a Poli-USP é aberto a estudantes e recém-formados de todo o Brasil e busca estimular a formação de talentos em nível universitário
Concurso do Instituto Claro em parceria com a Poli-USP é aberto a estudantes e recém-formados de todo o Brasil e busca estimular a formação de talentos em nível universitário
Inscrições serão aceitas até 09/11 (imagem: Pikisuperstar/Freepik)
Agência FAPESP – O Instituto Claro, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do hub de inovação da Claro BeOn, está com inscrições abertas para a 14ª edição do Campus Mobile, um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular e contribuir para a formação de talentos em nível universitário.
Voltado a estudantes e recém-formados de todo o Brasil, o concurso promove o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.
Os participantes que apresentarem as melhores ideias e soluções ganham uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde viverão uma experiência imersiva e terão a oportunidade de apresentar as suas ideias em algumas das maiores big techs globais.
Podem participar estudantes universitários, de mestrado, doutorado ou recém-formados de todo o país com projetos em uma das seis categorias: Diversidade, Educação, Entretenimento e Cultura, Green Tech & Agtech, Saúde e Tecnologias Assistivas e Tecnologias Urbanas.
Três das categorias da última edição foram alteradas: Entretenimento e Cultura engloba iniciativas voltadas ao lazer e ao entretenimento e também produtos e serviços ligados ao setor cultural, aos esportes e à economia criativa. Saúde e Tecnologias Assistivas contempla soluções voltadas à jornada do paciente, além de tecnologias assistivas e soluções digitais relacionadas a órteses, próteses e adequação postural. Já a antiga categoria Smart Cities agora é Tecnologias Urbanas, com foco em soluções que melhorem a vida de habitantes de centros urbanos aprimorando aspectos de acessibilidade, moradia, mobilidade e segurança, como ideias para lares inteligentes e casas conectadas.
Os interessados podem se inscrever até 9 de novembro, pela página do concurso. As inscrições podem ser feitas individualmente ou em equipes de até três pessoas, todas maiores de 18 anos.
Após a fase de inscrição, até 17 projetos são escolhidos por categoria e as equipes selecionadas participam de uma etapa preparatória com palestras, oficinas e consultorias. Em seguida é realizada uma semana de imersão em São Paulo, para aperfeiçoar os projetos. Ao final da etapa, três projetos de cada categoria são premiados com R$ 2,7 mil.
Os candidatos selecionados avançam para a etapa de finalização dos protótipos até junho de 2026. Nesse período, os participantes aplicam o conhecimento adquirido para aprimorar suas soluções, que serão apresentadas à banca final. Os vencedores de cada categoria recebem R$ 9 mil e uma viagem ao Vale do Silício.
Mais informações: www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.