07/11 é a data-limite para submissão de propostas (imagem: Freepik)
Serão apoiados projetos colaborativos em bioeconomia reunindo pesquisadores do Estado de São Paulo e da Alemanha
Serão apoiados projetos colaborativos em bioeconomia reunindo pesquisadores do Estado de São Paulo e da Alemanha
07/11 é a data-limite para submissão de propostas (imagem: Freepik)
Agência FAPESP – A FAPESP anunciou a participação na edição 2026 da chamada Bioeconomy International do Ministério Federal de Pesquisa, Tecnologia e Espaço da Alemanha (BMFTR, antigo BMBF).
Como instituição que mantém acordo de cooperação científica com o BMFTR, a Fundação vai apoiar pesquisadores paulistas interessados em formar consórcios com universidades, centros de pesquisa e empresas alemãs com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O projeto colaborativo a ser financiado deve abordar pelo menos um dos três blocos de pesquisa: conhecimento biológico como elemento-chave para a bioeconomia; tecnologias convergentes e colaboração transdisciplinar (como digitalização, inteligência artificial, nanotecnologia, automação, miniaturização); e transferência para aplicação (redes de criação de valor etc.).
Além disso, de acordo com os detalhes descritos na chamada Bioeconomy International, o projeto colaborativo financiado deve estar relacionado a pelo menos uma das seguintes áreas temáticas: bioprocessos sustentáveis para indústria e novos produtos da bioeconomia.
Na FAPESP, as propostas deverão seguir as normas de Auxílio à Pesquisa Regular, incluindo condições orçamentárias. A duração dos projetos poderá ser de até 36 meses.
A data-limite para submissão de propostas é 7 de novembro.
A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/17864.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.