Treinamento Técnico em Instrumentação Astronômica com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Treinamento Técnico em Instrumentação Astronômica com Bolsa da FAPESP Bolsista pelo IAG-USP integrará a equipe brasileira do projeto internacional do Telescópio Gigante de Magalhães. Inscrições terminam no dia 30 de setembro (foto: IAG/USP)

Treinamento Técnico em Instrumentação Astronômica com Bolsa da FAPESP

25 de setembro de 2017

Agência FAPESP – O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de treinamento técnico nível 4 (TT-4) com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição vai até dia 30 de setembro de 2017.

A Bolsa está vinculada ao projeto “Desenvolvimento de software em óptica adaptativa”, sob supervisão da professora Claudia Lucia Mendes de Oliveira.

O bolsista irá integrar a equipe brasileira do projeto internacional do Telescópio Gigante Magalhães (GMT Brazil Office – GMTBrO), localizado no IAG, e irá participar do desenvolvimento do Instrumento G-CLEF, em parceria com a University of Harvard (Estados Unidos).

O principal objetivo da bolsa é dar suporte em software aos pesquisadores que estão trabalhando no sistema de óptica adaptativa, estratégica para a nova geração de instrumentos e detectores em astronomia de solo. Nessa área, a atuação de software é importante, uma vez que correções mecânicas (atuadores num espelho deformável) são aplicadas em tempo real a partir de detectores de alta resolução temporal e espacial.

Os bolsistas atuarão com planejamento e codificação dos softwares que farão a interface com os componentes eletrônicos da óptica adaptativa, o que deve seguir a padronização do instrumento e a exibida pela organização responsável pelo telescópio e observatório.

Os interessados devem enviar currículos para jrgodoy@usp.br. Não é necessário ter conhecimentos de Astronomia.

Mais informações sobre a vaga disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1744.

A vaga é para a modalidade TT-4 da Bolsa FAPESP para treinamento técnico, no valor de R$ 3.021,60. Essa bolsa é voltada para graduado, especialista em Tecnologia de Informação (TI), com dois anos de experiência após a graduação ou título de mestrado na área de TI, sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/174.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados