Com tecnologia de realidade aumentada, exposição apresenta o trabalho de Emílio Goeldi, cientista suíço que chegou ao Brasil no século 19 para estudar a biodiversidade amazônica
Com tecnologia de realidade aumentada, exposição apresenta o trabalho de Emílio Goeldi, cientista suíço que chegou ao Brasil no século 19 para estudar a biodiversidade amazônica
Agência FAPESP – A Embaixada da Suíça no Brasil e o Consulado Geral da Suíça em São Paulo inauguram neste sábado (02/03), no Museu Catavento, a exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”. A mostra poderá ser visitada até 30 de abril.
A iniciativa é fruto de projeto em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Associação Cultural e Artística Oswaldo Goeldi.
Com tecnologia de realidade aumentada, a exposição apresenta o trabalho de Emílio Goeldi – cientista suíço que chegou ao Brasil no final do século 19 para desenvolver pesquisas e estudos sobre a biodiversidade amazônica –, a trajetória das atividades do Museu Paraense e as contribuições da Suíça para a proteção do meio ambiente e da sustentabilidade.
A mostra é dividida em dois principais núcleos: Fauna e Flora. O primeiro traz 48 pranchas em metacrilato com desenhos de 337 espécies de aves amazônicas, catalogadas em 1900 por Emílio Goeldi, durante o período em que dirigiu o antigo Museu Paraense de História Natural e Etnografia, posteriormente denominado Museu Emílio Goeldi, em sua homenagem.
Já Flora traz 22 xilogravuras, com a temática de flores do Brasil, obras realizadas pelo filho de Emílio Goeldi, Oswaldo Goeldi (1895-1961), considerado um dos mais influentes gravadores brasileiros.
Os ingressos custam R$ 18 a inteira e R$ 9 a meia e podem ser comprados pessoalmente no Museu Catavento ou pelo site. Crianças de até 7 anos não pagam. Às terças-feiras, a visitação é gratuita para o público em geral.
O museu fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. O endereço é av. Mercúrio – pq. Dom Pedro, s/n, Centro, São Paulo.
Mais informações: www.museucatavento.org.br/ ou pelos e-mails dinah.salles@gmail.com e bernucci@taniabernucci.com.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.