O evento será nesta sexta-feira, das 9h30 às 11h30, no auditório da FAPESP (foto: divulgação)
Convidado é o professor da Universidade de Chicago Antonio Bianco, cuja pesquisa enfoca a ação dos hormônios tireoidianos
Convidado é o professor da Universidade de Chicago Antonio Bianco, cuja pesquisa enfoca a ação dos hormônios tireoidianos
O evento será nesta sexta-feira, das 9h30 às 11h30, no auditório da FAPESP (foto: divulgação)
Agência FAPESP – O médico, cientista e escritor Antonio Bianco apresenta nesta sexta-feira (26/04), das 9h30 às 11h30, a 3ª Conferência FAPESP 2024, que terá como tema “Physician-Scientists: Bridging the gap between bench and bedside” (Médicos-Cientistas: Preenchendo a lacuna entre a bancada e o leito).
Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1983), com mestrado (1985) e doutorado (1988) em ciências (fisiologia humana) pela Universidade de São Paulo (USP), Bianco atualmente vive nos Estados Unidos, onde atua como professor da Universidade de Chicago e mantém um laboratório financiado pelos National Institutes of Health (NIH). Ao lado de seus alunos de pós-graduação, pós-doutorado e colaboradores, Bianco tem publicado na área de metabolismo e ação dos hormônios tireoidianos, com implicações no tratamento de pacientes com hipotireoidismo. Em 2016, foi eleito presidente da American Thyroid Association, a maior organização de doenças da tireoide do mundo.
Na conferência, Bianco explicará como ocorre, nos Estados Unidos, a formação dos chamados médicos-cientistas. Por serem detentores tanto do diploma de medicina como do título de doutorado, esses profissionais estão aptos a identificar questões clínicas importantes que impulsionam descobertas básicas e a traduzir esses achados em terapias que melhoram os resultados dos pacientes.
A formação tem início com o ingresso em um dos 50 programas combinados de MD-PhD financiados pelos NIH ou pelo treinamento em pesquisa após a residência e especialização clínica por meio de bolsas de desenvolvimento de carreira financiadas também pelos NIH ou por instituições privadas. Ainda durante o treinamento, eles frequentemente garantem uma posição docente em um centro médico acadêmico e estabelecem seus próprios laboratórios. Isso é combinado com contato clínico limitado com pacientes e educação de estagiários. A última etapa consiste em obter financiamento independente para pesquisa e orientar outros jovens cientistas.
A moderação do evento será feita pelo professor Fernando Ferreira Costa, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Os interessados em participar podem se inscrever pelo site da FAPESP. O evento será no auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo.
Mais informações: fapesp.br/16580/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.