PD em saneamento ambiental com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Temático em Piracicaba oferece oportunidade para pós-doutoramento para investigação dos efeitos da irrigação com esgoto tratado nas emissões de gases de efeito estufa pelo solo (Wikimedia)

PD em saneamento ambiental com Bolsa da FAPESP

19 de setembro de 2011

Agência FAPESP – O Projeto Temático "Emissões de gases e dinâmica do nitrogênio em lagoas de estabilização e solos irrigados com esgoto tratado: gestão sustentável dos recursos hídricos", apoiado pela FAPESP, oferece uma oportunidade de pós-doutoramento com bolsa da Fundação.

O projeto é coordenado pelo professor Adolpho José Melfi na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.

As atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelo bolsista, no âmbito do projeto geral, cujo resumo encontra-se no link www.fapesp.br/oportunidades/melfi.pdf, serão dirigidas para a investigação dos efeitos da irrigação com esgoto tratado nas emissões de gases de efeito estufa pelo solo e pelas lagoas de estabilização e na avaliação da viabilidade de utilização do gás metano para geração de energia.

A pesquisa trará informações importantes para a gestão sustentável do sistema "lagoas fotossintéticas-solo-planta-atmosfera". As atividades do bolsista serão desenvolvidas no campus da USP de Piracicaba, nos laboratórios do Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera (Nupegel-USP), e os trabalhos de campo serão realizados no Campo Experimental de Reúso Agrícola, situado no município de Lins.

A bolsa terá duração de 24 meses. Os interessados deverão enviar curriculo, carta de interesse e duas cartas de recomendação, até o dia 25 de setembro de 2011 para: ajmelfi@usp.br ou crmlauar@usp.br.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados