“Capitalismo de Plataforma” e seus Impactos no Mundo do Trabalho
23 de abril de 2024

Evento debaterá as principais características da relação entre empresas e entregadores de mercadorias

“Capitalismo de Plataforma” e seus Impactos no Mundo do Trabalho

Evento debaterá as principais características da relação entre empresas e entregadores de mercadorias

23 de abril de 2024

 

Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) promoverá, no dia 30 de abril, o seminário interdisciplinas “’Capitalismo de Plataforma’ e seus Impactos no Mundo do Trabalho”.

O evento debaterá as principais características dos processos de “plataformização” do trabalho, enquanto uma das expressões do “capitalismo de plataforma”.

As plataformas de trabalho incluem as que requerem o trabalhador em alguma localização específica, como iFood, Rappi, Uber e outras, mas também as plataformas de “microtrabalho” ou crowdwork, como Amazon Mechanical Turk, Microworkers e outras, marcadas principalmente pelo trabalho de treinar dados para inteligência artificial.

O seminário abordará temas como a “caracterização dos diversos setores impactados com a plataformização do trabalho”, destacando o processo de proletarização envolvido, assim como os limites da plataformização como modelo de negócio; “o trabalho na economia digital: o caso dos bancos” e “gestão flexível e algorítmica e suas incidências na saúde mental”.

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A atividade acontecerá das 14h às 16h, na Sala Alfredo Bosi do IEA, rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/capitalismo-de-plataforma-impactos.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.