O Universo é finito? | AGÊNCIA FAPESP

O Universo é finito?

Início
21/10/2009
Fim
21/10/2009

Agência FAPESP – O Universo se expandirá para sempre ou a expansão vai parar e haverá um novo colapso ao estado denso que levou ao Big Bang? Essa é uma das questões que serão abordadas na palestra “O Universo é Finito?”, no próximo dia 21 de outubro, às 18h20, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O palestrante convidado é o professor Kepler de Oliveira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), autor dos livros Astronomia e Astrofísica e Evolução e Interiores Estelares.

Oliveira, que foi astrônomo residente sênior no telescópio SOAR [Southern Observatory for Astrophysical Research], instalado em Cerro Pachon, nos andes chilenos– lugar estratégico para observações científicas –, vai apresentar avanços no conhecimento que revelam como as galáxias estão se afastando uma das outras, evidências sobre a expansão do Universo e as implicações cosmológicas da escuridão noturna.

“Discutiremos as evidências da expansão do Universo e do fato de ele ser finito, tanto no tempo quanto no espaço, sua idade e como as observações indicam que a maior parte da energia e matéria do Universo ainda é desconhecida”, diz o professor, que trabalha com estrelas anãs brancas pulsantes, com observações com o Whole Earth Telescope e com o Telescópio Espacial Hubble.

O evento, aberto e gratuito, é integrado ao ciclo de palestras em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia e será realizado no auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos.

Após a palestra do astrônomo, haverá a estreia da peça “As Luas de Galileu”, no Teatro-Igrejinha da UFSC, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo, do Departamento Artístico Cultura, Secretaria de Cultura e Arte da universidade. A Cia. de Teatro Bambolina Andattina (Metateatro) conduz a trama com cenas da vida de Galileu, sua paixão pelo saber e o embate com a Inquisição.

Mais informações: (48) 3721-8238 e pelo e-mail: astro@astro.ufsc.br