Marc Ferrez e o eclipse de Sobral | AGÊNCIA FAPESP

Marc Ferrez e o eclipse de Sobral

Início
25/05/2019
Fim
25/05/2019

Agência FAPESP – A série Ciência em Diálogo: Física e Arte, uma parceria do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) com o Instituto Moreira Salles (IMS), terá uma edição especial com o tema “Marc Ferrez e o eclipse de Sobral”. O evento será no dia 25 de maio de 2019, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo.

Marc Ferrez é um dos principais fotógrafos brasileiros do século 19 e colaborou com os diretores do Observatório Nacional no Rio de Janeiro em projetos ligados à aplicação da fotografia na astronomia e em outros campos da ciência.

Em 1919, ele teve a oportunidade de acompanhar, a distância, os trabalhos dos registros fotográficos do eclipse de Sobral, no Ceará, um acontecimento que marcou a história da física ao comprovar definitivamente a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

O evento terá a participação dos físicos Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR-Unesp) e Rodrigo Nemmen (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo-USP), além de Christina Barbosa, atual presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência e colaboradora de catálogo no IMS Paulista. Os moderadores desta edição serão Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR) e Sergio Burgi (IMS), que também apresentarão um breve resumo sobre cada instituição.

O Ciência em Diálogo: Física e Arte tem como principal objetivo aproximar o público geral dos temas relevantes para a ciência a partir do encontro com outras áreas do conhecimento.

Todos os meses, um físico e um não cientista debatem sobre um assunto no auditório do IMS. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá às 11 horas, no IMS, localizado na av. Paulista 2.424, Consolação, São Paulo. São distribuídas senhas 60 minutos antes do evento.

Sediado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, o ICTP-SAIFR tem apoio da FAPESP.

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/dialogo-especial-sobral/.