SP Pesquisa tratará de investigações em cardiologia | AGÊNCIA FAPESP

SP Pesquisa tratará de investigações em cardiologia SP Pesquisa será exibido pela TV Cultura no sábado (11/07) e pela Univesp TV no domingo (12/07) ( imagem: SP Pesquisa)

SP Pesquisa tratará de investigações em cardiologia

08 de julho de 2015

Agência FAPESP – O programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (11/07) e pela Univesp TV no domingo (12/07), vai tratar de pesquisas em cardiologia, área em que o Brasil é reconhecido internacionalmente. O programa acompanha algumas delas.

Na Escola Paulista de Medicina, Paulo Tucci coordena uma linha de estudos que analisa como o coração que sofre infarto do miocárdio responde a estímulos como exercícios físicos e uso de determinados medicamentos.

A pesquisa é realizada em ratos e conta com uma equipe de cientistas. No Instituto do Coração (Incor), Carlos Eduardo Negrão coordena uma pesquisa que busca compreender o efeito do exercício físico na musculatura de pacientes com doenças cardíacas e a contribuição para a melhora do funcionamento do coração.

Também no Incor, Protásio da Luz avalia os efeitos do exercício físico, mas sob outro ponto de vista. Sua equipe quer entender a contribuição da ingestão do vinho no bom funcionamento do coração.

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.
 

Assuntos mais procurados