Produção de radiofármacos no Recife | AGÊNCIA FAPESP

Unidade produzirá radiofármaco utilizado em tomografias de emissão de pósitrons, técnica para a identificação de tumores em estágio inicial (foto: divulgação)

Produção de radiofármacos no Recife

14 de setembro de 2009

Agência FAPESP – A Unidade de Produção de Radiofármacos (Upra) do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) foi inaugurada na sexta-feira (11/9), na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife.

Trata-se da primeira unidade do Nordeste que produzirá o FDG, um radiofármaco utilizado em tomografias de emissão de pósitrons (PET), técnica para a identificação de tumores em estágio inicial e que também pode ser usada em outras áreas da medicina, como cardiologia e neurologia.

No Brasil, até agora produziam o FDG apenas as unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de uma instituição privada em Brasília.

Em sua capacidade máxima, a Upra, que poderá fornecer o radiofármaco para mais de 20 tomógrafos no Nordeste, poderá beneficiar mais de 50 mil pacientes por ano. A previsão é que, com o início da produção, outros hospitais públicos e particulares da região também adquiram tomógrafos PET.

A Upra poderá atender ainda centros médicos de outros estados além de Pernambuco, entre os quais os hospitais de Campina Grande e Natal, que já demonstraram interesse, além de servir de base para estudos científicos em parceria com universidades, indústrias e institutos tecnológicos e de pesquisa do Nordeste.

O CRCN-NE iniciou suas atividades em 2005 com o objetivo de ser o órgão da CNEN no Nordeste, incentivando pesquisas na área nuclear, em suas diversas subáreas – proteção radiológica, atendimento à emergências nucleares, metrologia das radiações ionizantes, análises ambientais e produção de radiofármacos, entre outros. Ocupa o Campus Tecnológico do Nordeste, na Cidade Universitária, área cedida pela UFPE. Em conjunto com a UFPE, pelo Departamento de Energia Nuclear (DEN), trabalha também na formação de profissionais e no aperfeiçoamento, com o programa de pós-graduação do DEN. 

Mais informações: www.cetene.gov.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados