1 Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento Científico com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento Científico com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Oportunidade é oferecida pelo CDMF na UFSCar; prazo de inscrição encerra em 10 de abril (imagem: CDMF)

Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento Científico com Bolsa da FAPESP

03 de abril de 2017

Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento Científico no Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O prazo de inscrição encerra em 10 de abril.

A difusão, uma das atividades-fim dos CEPIDs, é implementada no CDMF por meio da produção de conhecimento sobre metodologias de divulgação científica e de educação em ciências e da concretização de produtos e processos nas duas áreas.

O bolsista integrará projeto que terá como referencial teórico o arcabouço conceitual e a perspectiva integradora entre atividades formais e não formais de Educação das Cidades Educadoras, em suas interfaces possíveis com as perspectivas de inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

A partir dessa primeira etapa, serão planejadas e implementadas estratégias e elaborados processos e produtos de difusão a serem avaliados à luz de indicadores construídos também nessa perspectiva da interface entre Cidades Educadoras e Educação CTS.

Os candidatos deverão ter formação nas áreas de Educação e/ou Comunicação Social, preferencialmente na interface entre ensino das ciências e difusão do conhecimento científico, bem como experiência comprovada tanto em investigações inscritas no referencial teórico e metodológico do projeto (pesquisa-ação, Cidades Educadoras e Educação CTSA), quanto na comunicação e na divulgação científicas.

Os interessados deverão enviar carta de interesse e motivações para a pesquisa, Currículo Lattes, portfólio de produções em quaisquer suportes midiáticos e/ou formatos voltadas à difusão do conhecimento científico e/ou à educação em ciências e um ensaio (com até 10.000 caracteres) sobre relações possíveis e desejáveis entre produção e difusão do conhecimento científico na perspectiva das Cidades Educadoras e das relações CTS para Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, pesquisador responsável pelo projeto, no endereço adilson@ufscar.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidade/1469/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Assuntos mais procurados