Pós-doutorado na USP de Ribeirão Preto com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Oportunidade em Projeto Temático sobre esquizofrenia está aberta a brasileiros e estrangeiros, com bolsa de R$ 5.908,80 mensais (USP Imagens)

Pós-doutorado na USP de Ribeirão Preto com Bolsa da FAPESP

26 de abril de 2013

Agência FAPESP – Um grupo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) selecionará um pesquisador da área de Psiquiatria ou Saúde Mental para uma posição de pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP.

A oportunidade integra o Projeto Temático “Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos – determinantes sociais e biológicos”, que faz parte de um estudo multicêntrico, o European Network of National Networks Studying Schizophrenia Gene-Environment Interactions (EU-GEI), consórcio internacional que tem como objetivo investigar a etiologia, os mecanismos e o prognóstico da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos (EOP).

Os pesquisadores pretendem estimar a incidência de EOP na região de Ribeirão Preto e investigar possíveis interações entre fatores sociais e biológicos na ocorrência de transtornos mentais.

O pós-doutor selecionado conduzirá o subprojeto “Interações genético-ambientais na esquizofrenia e outros transtornos psicóticos”, para investigar possíveis variações na incidência de EOP, considerando urbanicidade e migração interna; associação entre fatores de risco individuais, familiares e de área geográfica e a incidência de EOP; ocorrência de mudanças genéticas em pacientes com EOP, em comparação com controles saudáveis e indivíduos em risco; ocorrência de interações entre os fatores sociais e genéticos na incidência de EOP.

O candidato deve ter formação em Psicologia, com especialização em Saúde Mental, ou em Medicina, com residência médica ou especialização em Psiquiatria e doutorado em áreas afins (Psicologia, Psiquiatria, Saúde Mental, entre outras).

É esperado que o candidato demonstre conhecimentos, habilidades e competências em psicopatologia, epidemiologia, avaliação clínica dos transtornos mentais, diagnóstico em Psiquiatria e instrumentos de avaliação em Psiquiatria e Psicologia.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato PDF, e enviadas para a professora Cristina Marta Del-Ben, pesquisadora principal do projeto (delben@fmrp.usp.br), até 10 de maio de 2013.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados