Pós-doutorado em Química no RCGI com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Bolsista trabalhará no projeto "Conversão de CO2 em produtos químicos e combustíveis empregando catalisadores híbridos". Inscrição até dia 15 de novembro (foto: RCGI)

Pós-doutorado em Química no RCGI com Bolsa da FAPESP

09 de novembro de 2017

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI) da USP oferece uma vaga de pós-doutorado para o projeto “Conversão de CO2 em produtos químicos e combustíveis empregando catalisadores híbridos”, desenvolvido no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP. O prazo de inscrição vai até 15 de novembro de 2017.

O candidato selecionado atuará em colaboração com pesquisadores do Programa de Abatimento de CO2 do RCGI. O projeto está voltado à produção de produtos químicos de alto valor agregado e combustíveis por meio de catalisadores inovadores baseados em nanotecnologia e química biomimética capazes de realizar processos empregando CO2 em condições suaves e com alta seletividade, quando comparados a processos tradicionais.

O bolsista desenvolverá projeto de pesquisa na área de conversão de CO2, em especial no desenvolvimento de catalisadores visando o aumento da performance catalítica ou termodinâmica, na descoberta de novos catalisadores, no desenho de microrreatores e em estudos da natureza dos sítios ativos e dos mecanismos das reações.

O candidato deve ter doutorado em Química ou Engenharia Química, preferencialmente tendo realizado estudos em catálise heterogênea, com experiência nas seguintes áreas: 1) preparação de catalisadores metálicos; 2) principais técnicas de caracterização (MET, DRX, XPS, XAFS e FTIR); 3) operação de reator em fluxo; 4) estudos cinéticos e mecanísticos; 5) técnicas analíticas (CG, FT-IR etc.).

O projeto é coordenado pelo professor Julio Romano Meneghini. Os interessados pela oportunidade deverão se inscrever pelo site do RCGI (clicar na oportunidade REF 17PDR018).

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1799.

A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados