Pós-doutorado em Engenharia de Alimentos com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Projeto na FZEA-USP investiga o processo de extração alcoólica de óleos vegetais, visando ao aumento de competitividade em substituição ao processo tradicional (foto: Pixabay)

Pós-doutorado em Engenharia de Alimentos com bolsa da FAPESP

03 de maio de 2018

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Departamento de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, para o Projeto Temático “Equilíbrio e Processos de Produção de Biocombustíveis e Bioprodutos”, sob coordenação do professor Antonio José de Almeida Meirelles. A inscrição deve ser feita até 5 de maio de 2018.

O objetivo do projeto de pesquisa é a investigação do processo de extração alcoólica de óleos vegetais, visando ao aumento de competitividade em substituição ao processo tradicional, no qual hexana é utilizada como solvente, e buscando sua aplicação em escala industrial.

Como parte de suas atividades, o bolsista investigará o desempenho do processo de extração alcoólica de óleo da matéria-prima soja, submetida a diferentes pré-tratamentos, tais como laminação e/ou expansão. O processo será estudado em termos de rendimento de extração de óleo e da avaliação funcional da fração proteica.

O candidato deve ter experiência em processos de extração e refino de óleos vegetais, em determinação de dados experimentais de equilíbrio de fases e propriedades físicas, em metodologias analíticas para caracterização, em metodologias analíticas para caracterização estrutural e funcional da matéria-prima oleaginosa e do sólido desengordurado e em modelagem termodinâmica de dados de equilíbrio de fases e propriedades físicas.

Um currículo em PDF deve ser enviado para o e-mail pd.fzeausp.14212520@gmail.com, com as seguintes informações no campo “Assunto”: [PD Fellowship - Food Engineering] e o nome completo do candidato. O currículo deve indicar a experiência do candidato e destacar publicações em revistas indexadas e outras atividades relacionadas à área do projeto de pesquisa.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2022.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados