Pós-doutorado em Ciência do Esporte com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em Ciência do Esporte com bolsa da FAPESP Projeto realizado na Unicamp em parceria com a Universidade de Groningen, da Holanda, analisa o desenvolvimento e o comportamento em campo de jogadores de futebol brasileiros e holandeses (imagem: Freepik)

Pós-doutorado em Ciência do Esporte com bolsa da FAPESP

24 de maio de 2019

Agência FAPESP – O Projeto Temático "O segredo de jogar futebol: Brasil versus Holanda" dispõe de uma Bolsa de Pós-doutorado da FAPESP. A pesquisa é conduzida no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp). As inscrições devem ser feitas até 1º de junho de 2019.

Os estudos enfocam o desenvolvimento, a conexão e a fusão dos principais resultados de quatro questões de pesquisa: Quais são as melhores medidas para capturar o comportamento individual e de equipe durante o jogo nos momentos de ataque, defesa e transições? Como essas medidas estão relacionadas a eventos críticos no futebol, como gols, chutes e oportunidades de gol? Quais são as diferenças entre o estilo de jogo brasileiro e holandês e as demandas físicas nesses países? E como o comportamento do jogador e da equipe muda ao longo de diferentes estágios no desenvolvimento de jovens talentosos futebolistas desde 11 anos de idade até o nível profissional?

O projeto é realizado em parceria com a Universidade de Groningen, na Holanda, com financiamento da FAPESP e da Organização Holandesa para Pesquisa Científica (NWO).

O bolsista de pós-doutorado deve ter proficiência em inglês, domínio de linguagem de programação (Matlab ou Python) e de conceitos científicos de biomecânica e/ou ciências da computação. Espera-se que o candidato esteja disposto a realizar um estágio na Holanda durante o período da bolsa.

As principais atividades da pesquisa são: aquisição e preparação dos dados coletados; avaliação de indicadores de análise tática e de análise dinâmica; comparação do estilo e das estratégias de jogo do futebol brasileiro e holandês; avaliação de resultados da combinação dados/modelo, preparação e submissão de artigos.

As inscrições devem ser feitas com o coordenador do projeto, o professor Ricardo da Silva Torres, por meio do e-mail rtorres@ic.unicamp.br.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2751.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. A duração da bolsa é de dois anos, com possibilidade de extensão.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados