Pós-doutorado em Bioquímica com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em Bioquímica com bolsa da FAPESP O bolsista será responsável pelo sequenciamento de transcriptoma (microRNA) de raiz de cana-de-açúcar (foto: Léo Ramos)

Pós-doutorado em Bioquímica com bolsa da FAPESP

17 de junho de 2015

Agência FAPESP – O projeto temático Usando a biologia de sistemas para desenvolver um modelo de funcionamento de plantas dispõe de uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado em Bioquímica.

A pesquisa se desenvolve no Laboratório de Fisiologia Ecológica de Plantas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

É imprescindível que o candidato tenha experiência em Biologia Molecular, no que diz respeito à extração de RNA, preparo de bibliotecas para sequenciamento, clonagem e análises de expressão gênica por RNAseq, microarray e qPCR.

É desejável que tenha também experiência em cana-de-açúcar, conhecimento em bioquímica de parede celular e fisiologia da resposta a estresses ambientais, bem como noções básicas de bioinformática.

O bolsista será responsável pelo sequenciamento de transcriptoma (microRNA) de raiz de cana-de-açúcar, desde a preparação das amostras até o processamento de reads obtidas em pipelines já estabelecidos pelo grupo, bem como da análise dos dados.

Essa análise deverá ser feita em conjunto com o banco de dados de mRNA e proteínas já disponível no laboratório, visando uma análise integrativa dos dois transcriptomas com a proteômica.

O bolsista irá auxiliar na interpretação de dados de metabolômica obtidos de sorgo crescido em diferentes condições experimentais (CO2 elevado e seca), produzidos em colaboração com o Departamento de Genética Molecular da Universidade Estadual de Ohio (EUA).

Irá também colaborar na validação dos dados de metabólitos por meio da análise da expressão gênica de candidatos alvo, de modo a integrar a escala transcricional aos dados fisiológicos e metabólicos já existentes.

O bolsista atuará, portanto, em conjunto com membros do grupo na montagem de sistemas de visualização da integração entre fisiologia, expressão gênica e metabolismo em modelos vegetais, em colaboração com o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e a Microsoft Research.

A data-limite para inscrição é 20 de junho de 2015.

Para esclarecer dúvidas e se inscrever, o candidato deve enviar Currículo Vitae e carta de apresentação para Marcos Buckeridge, pesquisador principal do projeto temático (msbuck@usp.br).

A oportunidade de bolsa está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/842.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados