Pós-doutorado em Biologia Molecular com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em Biologia Molecular com bolsa da FAPESP Projeto de pesquisa conduzido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP em Araraquara dispõe de uma vaga para desenvolver novo processo biotecnológico. Inscrições até 1º de dezembro (imagem: VashiDonsk/Wikimedia Commons)

Pós-doutorado em Biologia Molecular com bolsa da FAPESP

29 de novembro de 2018

Agência FAPESP – Uma vaga de pós-doutorado com Bolsa FAPESP está disponível para o projeto “Desenvolvimento de nanomateriais sustentáveis para a purificação de fármacos antileucêmicos”.

O candidato selecionado irá exercer sua atividade no grupo de pesquisa Bioproducts’ Production and Purification Lab (BioPPuL), situado no Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara. Vai participar do desenvolvimento de microrganismo recombinante para a produção de L-asparaginase (ASNase) e nos estudos do seu processo de produção por cultivo submerso.

A L-asparaginase (ASNase), que apresenta propriedades antineoplásicas para o tratamento da leucemia, em particular para a Leucemia Linfoblástica Aguda (ALL), é produzida atualmente por meio de bactérias. No entanto, este tipo de ASNase pode ativar o sistema imunológico causando reações de hipersensibilidade. Desse modo, é importante a busca por novos microrganismos capazes de produzir ASNase sem efeitos colaterais.

O projeto coordenado por Valéria de Carvalho Santos Ebinuma visa produzir uma L-asparaginase recombinante por fermentação bacteriana e desenvolver uma plataforma econômica e sustentável para a purificação da ASNase a partir do meio fermentativo utilizando nanomateriais.

O candidato selecionado deve possuir experiência em técnicas de Biologia Molecular; em cultivo e manuseio de microrganismos, principalmente bactérias; e no cultivo submerso, sendo desejável conhecimento em biorreator.

Os interessados devem ter o título de doutor em Biotecnologia ou áreas afins, comprovar experiência em grupos fora da instituição de origem, principalmente no exterior, e possuir publicações científicas e/ou depósitos de patente.

Os interessados deverão enviar para Valéria de Carvalho Santos Ebinuma (valeria.ebinuma@unesp.br) a seguinte documentação: currículo Lattes atualizado (brasileiros) ou um currículo vitae com a experiência acadêmica (estrangeiros); carta de apresentação explicando as razões do interesse no projeto, bem como sua qualificação; e referências (dois contatos).

Os critérios de avaliação passam por análise do currículo e entrevista pelo Skype nos dias 06 e 07 de dezembro de 2018 (horário a agendar) com a subcoordenadora do projeto, a professora Danielle Biscaro Pedrolli.

Mais informações sobre a vaga: http://www.fapesp.br/oportunidades/2480.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um auxílio-instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em http://www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em http://www.fapesp.br/oportunidades.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados