Nélida Piñon será nova titular de cátedra na USP | AGÊNCIA FAPESP

Ocupante da cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras, escritora assumirá as atividades da Cátedra José Bonifácio (foto: Léo Ramos)

Nélida Piñon será nova titular de cátedra na USP

06 de março de 2015

Agência FAPESP – A escritora Nélida Piñon assumirá, no dia 12 de março, as atividades da Cátedra José Bonifácio, na Universidade de São Paulo (USP).

Ocupante da cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a escritora assumirá durante um evento em que será apresentada por Alfredo Bosi, seu colega na ABL e professor aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

O evento também marcará a despedida do economista Enrique Iglesias, que esteve à frente da cátedra em 2014. Ex-presidente do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e ex-ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Iglesias ministrará a conferência “Atualidade da América Latina: desafios e oportunidades”, no auditório Prof. István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Criada em 2013, a cátedra é uma iniciativa do Centro Ibero-Americano (Ciba) da USP, núcleo ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao Instituto de Relações Internacionais (IRI), que convida uma personalidade do mundo ibero-americano para ministrar atividades acadêmicas na universidade durante um ano letivo.

Os convidados desenvolvem pesquisa, na temática referente à sua especialidade. Além disso, são realizadas conferências abertas à comunidade e específicas para docentes e discentes.

Em 2013, o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos assumiu como o primeiro titular da Cátedra, que tratou do tema “O desenvolvimento da América Latina e a governança internacional”. Os artigos produzidos durante o período foram publicados na coletânea A América Latina no Mundo, lançada pela Editora da USP (Edusp) em março daquele ano.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin fica na Rua da Biblioteca, s/n, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações em http://www.usp.br/imprensa/?p=47122. Uma entrevista com a escritora concedida à revista Pesquisa FAPESP pode ser lida em http://revistapesquisa.fapesp.br/2010/09/02/nélida-piñon-um-coração-andarilho/
 

Assuntos mais procurados