1 João e Branca Moreira Salles criam fundo endowment para apoiar ciência | AGÊNCIA FAPESP

João e Branca Moreira Salles criam fundo endowment para apoiar ciência | AGÊNCIA FAPESP

João e Branca Moreira Salles criam fundo endowment para apoiar ciência Instituto inicia processo de seleção de diretor executivo; prazo de inscrição de candidaturas encerra em 6 de maio ( imagem: conjunto de Mandelbrot/Wikimedia Commons)

João e Branca Moreira Salles criam fundo endowment para apoiar ciência

24 de março de 2016

Agência FAPESP – O Instituto xy.org – o nome ainda é provisório –, uma instituição privada, sem fins lucrativos, iniciou processo de seleção para a escolha de seu diretor executivo. Organizado como Associação Civil com sede no Rio de Janeiro, o xy.org vai operar com recursos de um fundo patrimonial (endowment) constituído por meio de doação de Branca e João Moreira Salles. “O objetivo é apoiar projetos de pesquisa e de divulgação no âmbito das ciências e da matemática”, afirma o economista Rodrigo Fiães, um dos responsáveis pela estruturação do Instituto xy.org.

O instituto, ele completa, agirá para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto na vida dos brasileiros, contribuirá para que os cientistas assumam o papel de exemplo para os jovens e apoiará a comunidade científica para que ela se torne protagonista na formulação de políticas públicas e no debate sobre questões que afetam a vida das pessoas.

O cargo de diretor executivo poderá ser ocupado por um cientista ou ainda por pessoas com experiência em fazer ou gerir pesquisa científica e com conhecimento sobre a ciência brasileira, inclusive sobre sua governança, entre as 10 qualificações descritas no site www.xy.org.br.

Os candidatos serão selecionados por um comitê de busca presidido por Pedro Wongtschowski, da Ultrapar, e integrado por Fernando Reinach, do Fundo Pitanga; Jerson Lima, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); Marcelo Viana, diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa); Marcos Lisboa, presidente do Insper; Branca Vianna Moreira Salles, do Instituto xy.org, e Fiães.

“A ideia de criar um instituto para apoiar a ciência começou a ser gestada em 2014. Ao longo de dois anos, fizemos uma série de encontros com diversas instituições e especialistas de diferentes áreas, no Brasil e no exterior, para conhecer melhor o campo em que pretendíamos atuar”, conta Fiães.

Apesar de os objetivos da instituição já estarem claramente definidos, ele sublinha, as estratégias e os protocolos que a nortearão ainda estão em fase de estruturação. “A expectativa é que o diretor executivo participe ativamente desse processo”, ele sublinha.

Os interessados devem enviar a documentação solicitada em www.xy.org.br até o dia 6 de maio, diretamente pelo site ou pelo e-mail instituto@xy.org.br.

Assuntos mais procurados