Floresta amazônica será tema do SP Pesquisa | AGÊNCIA FAPESP

Floresta amazônica será tema do SP Pesquisa A pesquisa, realizada por Luciana Vanni Gatti (foto), foi financiada pelo Natural Environment Research Council (Nerc), do Reino Unido, e pela FAPESP (imagem: SP Pesquisa)

Floresta amazônica será tema do SP Pesquisa

17 de julho de 2015

Agência FAPESP – O programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (18/07) e pela Univesp TV no domingo (19/07), vai tratar de uma pesquisa sobre o papel da floresta amazônica no balanço de emissão de carbono, que foi capa da edição de fevereiro da revista Nature.

.A pesquisa, realizada por Luciana Vanni Gatti, foi financiada pelo Natural Environment Research Council (Nerc), do Reino Unido, e pela FAPESP, no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.

A pesquisadora usou um método que permitiu a medição da concentração dos gases de efeito estufa em vários pontos da floresta, em diferentes meses do ano, e descobriu que a quantidade de chuva altera completamente o papel da floresta na emissão do CO², o principal gás que contribui com o aquecimento global.

Também na Amazônia, um grupo de cientistas de São Paulo investiga como a poluição interfere na formação das nuvens e no regime de chuvas em várias partes do país.

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados