Escola sobre equações diferenciais parciais estocásticas recebe inscrições | AGÊNCIA FAPESP

Escola sobre equações diferenciais parciais estocásticas recebe inscrições Expoentes mundiais nesse campo da matemática estarão reunidos na Unicamp entre 28 de julho e 8 de agosto; são oferecidas 100 vagas para estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado (imagem: Gerd Altmann / Pixabay)

Escola sobre equações diferenciais parciais estocásticas recebe inscrições

12 de fevereiro de 2020

Agência FAPESP – As flutuações no mercado de ações e na taxa de câmbio, as mudanças no campo magnético da Terra e as variações no potencial elétrico cerebral registrado em um eletroencefalograma têm em comum o fato de serem processos estocásticos, ou seja, são conjuntos de variáveis aleatórias que representam a evolução de um sistema de valores ao longo do tempo.

Por muitos anos, a comunidade científica envolvida com o estudo de processos estocásticos vem construindo ferramentas para lidar com equações diferenciais parciais estocásticas (SPDEs, na sigla em inglês, que são equações diferenciais parciais que contêm um termo aleatório, também chamado de ruído). O avanço na área tem possibilitado encontrar soluções para problemas que antes pareciam fora de alcance, com aplicações diversas.

Expoentes mundiais nesse campo do conhecimento estarão reunidos no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Imecc-Unicamp), entre os dias 28 de julho e 8 de agosto de 2020, durante a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Equações Diferenciais Parciais Estocásticas Singulares e as suas Aplicações. O evento é organizado pelo professor Christian Horácio Olivera e apoiado pela FAPESP.

A programação está dividida em duas partes. Na primeira semana, haverá dois minicursos introdutórios que servirão de base para os cursos da segunda semana, nos quais os alunos aprenderão sobre as mais recentes teorias e os últimos desenvolvimentos na área. Também estão previstas palestras de pesquisadores convidados, sessões de pôsteres e uma visita ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas.

Entre os palestrantes estão Xue-Mei Li e Ajay Chandra (Imperial College London, Reino Unido), Giuseppe Cannizzaro (University of Warwick, Reino Unido), Sandra Cerrai (University of Maryland, Estados Unidos), Konstantin Matetski (Columbia University, Estados Unidos), Marielle Simon (Centre Inria Lille, França), Soledad Torres (Universidad de Valparaíso, Chile), Manuel Cabezas (Pontifícia Universidade Católica do Chile), Patrícia Gonçalves (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Claudio Landim (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), Renato Fontes (Universidade de São Paulo) e Constantino Tsallis (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).

O evento selecionará 100 participantes (50 de todos os estados do Brasil e 50 estrangeiros), que receberão financiamento para passagem aérea, seguro médico, acomodação e refeições durante as duas semanas de curso. Estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado de todos os países podem se inscrever até 28 de março de 2020. Será dada prioridade para alunos que puderem participar das duas semanas de Escola.

Para mais informações e inscrições visite a página https://www.ime.unicamp.br/spas2020/#Registration.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados