Escola de Ciência Avançada em Glicobiologia recebe inscrições | AGÊNCIA FAPESP

Escola de Ciência Avançada em Glicobiologia recebe inscrições Serão selecionados 72 participantes, entre estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos; prazo termina em 28 de abril (imagem: MasterTux / Pixabay)

Escola de Ciência Avançada em Glicobiologia recebe inscrições

28 de fevereiro de 2020

Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) sediará, entre os dias 20 e 29 de julho de 2020, a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Glicobiologia (SPSAS-GLYC). Estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos (com doutorado concluído há, no máximo, cinco anos) de todos os países podem se inscrever até o dia 28 de abril por meio do link sites.usp.br/spsas-glyc/spsas-glyc/aplication.

O evento reunirá 12 pesquisadores considerados referências mundiais em glicobiologia – área da biologia dedicada ao estudo da estrutura e biossíntese de sacarídeos, as cadeias de açúcar que compõem todos os seres vivos e desempenham diferentes funções nos organismos.

A programação vai abranger os seguintes temas: Biossíntese e função de glicoconjugados; Funções de glicanos no câncer; Novos métodos para análise qualitativa e quantitativa de glicoconjugados; Importância de proteínas ligadoras de glicano em processos patológicos; Modulação do sistema imune mediada por glicanos; Glicobiologia aplicada ao estudo de doenças infecciosas; Heparina e sinalização intracelular; e Síntese química e enzimática de glicoconjugados para tratamento de doenças.

O comitê organizador da SPSAS-GLYC, coordenado pelo pesquisador Giuseppe Palmisano, selecionará 72 candidatos para participar do evento, sendo 36 brasileiros e 36 estrangeiros. A seleção será feita com base na análise de currículo, carta de intenção e resumo do projeto de pesquisa. Será dada prioridade a candidatos matriculados em programas de pós-graduação (mestrado ou doutorado) que estão desenvolvendo projeto na área de glicobiologia. O país de origem também será fator levado em consideração, de modo que a Escola inclua participantes de todos os continentes.

Os selecionados receberão financiamento para passagens aéreas, acomodação, almoço e transporte local durante o curso. Despesas com passaporte, visto e seguro de saúde não serão cobertas.

A SPSAS-GLYC é apoiada pela FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), cujo objetivo é contribuir para o treinamento de estudantes e para que o Estado de São Paulo se consolide como polo de atração para talentos científicos.

Mais informações sobre o evento em: sites.usp.br/spsas-glyc.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados