Centro de Estudos da Metrópole fornece subsídios para uso de dados do IBGE | AGÊNCIA FAPESP

Centro de Estudos da Metrópole fornece subsídios para uso de dados do IBGE Material tem elementos para uso adequado de informações do Censo e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (foto: Wikimedia)

Centro de Estudos da Metrópole fornece subsídios para uso de dados do IBGE

30 de setembro de 2014

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, publicou o paper Comparabilidade das informações disponíveis nos Censos (1960-2010) e Pnads (1976, 1985, 1995 e 2005), com subsídios para uso dos dados populacionais obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O trabalho, desenvolvido por Rogério Jerônimo Barbosa, pesquisador do CEM, compõe a série “Textos para Discussão CEM” (ISSN: 2177-9015), publicação on-line que divulga resultados de estudos desenvolvidos como parte das pesquisas do CEPID.

Desde 2013 o CEM disponibiliza um conjunto de bancos de dados referentes a censos demográficos realizados pelo IBGE ao longo de meio século e a informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) coletadas nos últimos 35 anos.

O paper trata de aspectos da amostragem e da cobertura das duas pesquisas, apontando possíveis caminhos para um uso válido e confiável das informações em estudos longitudinais, e apresenta resumidamente o conjunto de itens que compuseram os questionários, indicando elementos e informações que podem ser comparados ao longo do tempo.

Planilhas em formato XLS acompanham o texto, fornecendo uma comparação mais detalhada e sistemática dos quesitos dos questionários.

O material pode ser acessado em www.fflch.usp.br/centrodametropole.

Assuntos mais procurados