Análise de Correspondências Múltiplas | AGÊNCIA FAPESP

Análise de Correspondências Múltiplas

20 a 21 de junho de 2017

Agência FAPESP – “Análise de Correspondências Múltiplas” será o tema da oficina do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEPID) nos dias 20 e 21 de junho de 2017, das 14 às 17h, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A oficina será ministrada por Edison Bertoncelo, professor do Departamento de Sociologia da FFLCH.

Segundo o CEM, o objetivo do evento é ensinar o uso da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e as possibilidades que oferece para a análise de dados categóricos.

A ACM é parte de um conjunto mais amplo de técnicas (como a Análise de Componentes Principais e a Análise de Correspondências Simples) que permitem descrever e analisar as relações entre um grande número de variáveis por meio de medidas espaciais como distâncias relativas e dispersão ao longo de eixos principais.

Os participantes poderão realizar as tarefas propostas utilizando o software SPAD (versão 9.0), que será disponibilizado temporariamente para uso no laboratório didático. A base de dados que será usada nos exercícios inclui uma parte dos dados produzidos no projeto Cultural Capital and Social Exclusion.

O evento ocorrerá na sala 122 (Laboratório de Informática) do prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, Campus Butantã.

Inscrições: https://goo.gl/forms/befWWM7XjLOPMyu33.

Mais informações: www.fflch.usp.br/centrodametropole.
 

Assuntos mais procurados