Por que as estrelas brilham? | AGÊNCIA FAPESP

Por que as estrelas brilham?

29/10/2008
Fim
29/10/2008
Agência FAPESP – O professor Roberto Dell”Aglio Dias da Costa, do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) apresentará, no dia 29 de outubro, em São Carlos, a palestra “Por que as estrelas brilham”?

O evento, gratuito, faz parte do programa “Ciência às 19 horas”, um ciclo mensal de palestras de divulgação científica dirigido ao público em geral. A promoção é do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e a coordenação é do professor Luiz Agostinho Ferreira.

Costa explicará como a energia estelar é produzida e como ela é transportada até a Terra, além de descrever o funcionamento interno das estrelas e os processos pelos quais os elementos químicos são fabricados em seu interior.

Professor livre-docente do IAG, Costa trabalha na área de astronomia, com ênfase em evolução estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: nebulosas planetárias, determinação de abundâncias químicas nebulares, evolução química da galáxia e de outros sistemas estelares e abundâncias de estrelas simbióticas.

Mais informações: www.ciencia19h.ifsc.usp.br