Modelagem de Sistemas Complexos para Políticas Públicas: arcabouço e aplicações | AGÊNCIA FAPESP

Modelagem de Sistemas Complexos para Políticas Públicas: arcabouço e aplicações

Início
11/11/2015
Fim
11/11/2015

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um CEPID apoiado pela FAPESP, realizará o seminário “Modelagem de Sistemas Complexos para Políticas Públicas: arcabouço e aplicações”, com Bernardo Furtado, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no dia 11 de novembro de 2015, na FFLCH-USP.

Segundo o CEM, o seminário busca apresentar, de um lado, os conceitos, metodologias, justificativas e aplicações de sistemas complexos especificamente para o caso das políticas públicas: o arcabouço; e, de outro lado, uma experiência (teórica) de aplicabilidade às finanças públicas, permeadas pela dificuldade intrínseca da multiplicidade de municípios no âmbito metropolitano para o caso brasileiro: a aplicação.

A proposta é fornecer ao público elementos para a compreensão da abordagem de sistemas complexos, sua razão de ser para o caso das políticas públicas e as possibilidades de desenvolvimento pragmático. O estudo de caso propõe a construção simples de uma economia espacial com três mercados, discute suas regras e mecanismos, as análises possíveis decorrentes e os passos futuros de pesquisa.

O seminário ocorrerá das 10h às 12 horas na sala 8, andar térreo, do prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

O evento é aberto a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: www.fflch.usp.br/centrodametropole/1231.