Lançamento do livro Floresta em risco | AGÊNCIA FAPESP

Lançamento do livro Floresta em risco

Início
06/02/2019
Fim
06/02/2019

Agência FAPESP – O programa AmazonFACE lançará no dia 6 de fevereiro de 2019, em Manaus, o livro Floresta em risco: as mudanças climáticas destruirão a Floresta Amazônica?, de autoria do jornalista norte-americano Daniel Grossman e de David Lapola, pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura na Universidade Estadual de Campinas e presidente do comitê científico do AmazonFACE.

O AmazonFACE é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, executado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que busca entender os impactos das mudanças do clima e do aumento de gás carbônico atmosférico sobre a maior floresta tropical do mundo.

Com apoio da FAPESP, o AmazonFACE é um experimento de campo de alcance inédito que irá expor uma área da floresta madura na Amazônia a uma concentração de dióxido de carbono prevista para o futuro, em uma estação de pesquisa perto de Manaus, usando a tecnologia “Free-Air CO2 Enrichment” (FACE).

O livro discute como as mudanças climáticas podem afetar a Floresta Amazônica, tendo o programa AmazonFACE como pano de fundo para abordar o tema por meio de fotos, ilustrações e textos em linguagem não científica, em português e inglês.

O evento de lançamento do livro será às 16 horas, no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência do Inpa, que fica na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, Manaus (AM).

O livro de 64 páginas teve uma primeira tiragem de 500 exemplares e, após o evento, será distribuído para universidades e escolas de ensino médio da região amazônica. A versão e-book do livro estará disponível para download gratuito no site do programa AmazonFACE, em www.amazon-face.org/.

Mais informações sobre o evento de lançamento: http://portal.inpa.gov.br/index.php/component/content/article?id=338.