60 anos do CBPF e a gênese do CNPq | AGÊNCIA FAPESP

60 anos do CBPF e a gênese do CNPq

21/10/2009
Fim
23/10/2009

Agência FAPESP – O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) realizará, entre os dias 21 e 23 de outubro, no Rio de Janeiro, o Simpósio “60 anos do CBPF e a gênese do CNPq”.

A programação reúne físicos, sociólogos e historiadores da ciência, que discutirão a importância de instituições científicas para o desenvolvimento dos países e debaterão o contexto social, político e econômico em que se deu a fundação do CBPF, que possibilitou a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre os palestrantes convidados para o simpósio estão a historiadora Martha Cecília Bustamante, da Équipe de Recherches en Histoire des Sciences, que apresenta o tema “Os raios cósmicos nos anos 1930: da Itália à França, dos contadores elétricos à câmara de Wilson”.

Alfredo Marques, ex-diretor do CBPF, falará sobre “O CBPF e sua transferência para o CNPq”. Olival Freire Jr., membro da Comissão para História da Física Moderna da União Internacional de História e Filosofia da Ciência e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abordará “A relação dos físicos brasileiros com os regimes políticos entre 1949 e 1985”.

O simpósio discutirá ainda temas como “Política no Brasil e no mundo no imediato pós-Segunda Guerra”, “Os valores e os ideais presentes nas fundações do CBPF e do CNPq”, “A física na Argentina entre as décadas de 1930 e 1950 e suas conexões com o CBPF e com o CNPq”, “Ciência, cultura e nacionalismo entre 1945 e 1969”, “O CBPF e a inovação em física” e “O lugar da ciência no pensamento militar brasileiro”.