7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental tem filmes de 31 países | AGÊNCIA FAPESP

7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental tem filmes de 31 países Evento apresentará 121 produções dedicadas à temática socioambiental. Com entrada franca, mostra estará em diversas salas de São Paulo (foto: divulgação)

7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental tem filmes de 31 países

29 de maio de 2018

Agência FAPESP – A 7ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que ocorrerá de 31 de maio a 13 de junho de 2018, em São Paulo, terá um total de 121 filmes de 31 países. A iniciativa celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. As exibições são todas gratuitas.

Entre as atrações estão uma retrospectiva dedicada ao cineasta alemão Werner Herzog e uma homenagem ao ativista e ambientalista brasileiro Chico Mendes no marco dos 30 anos de seu assassinato.

Haverá também a Mostra Internacional Contemporânea (com obras de cineastas como Jia Zhangke, Julien Temple, D. A. Pennebaker e Wang Bing) e a Competição Latino-Americana, com produções representando oito países da região, além de apresentação em realidade virtual que oferece uma experiência com imagens, sons e aromas de uma aldeia amazônica.

As produções apresentadas na Mostra Internacional Contemporânea estão organizadas em seis temas: “Campo”, “Cidades”, “Consumo”, “Povos e lugares”, “Preservação” e “Trabalho”.

Um dos destaques será o filme Safári, sobre a indústria de safáris na África, lançado no Festival de Veneza, exibido nos festivais de Roterdã, Toronto e Londres, e atração da sessão de abertura da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Na Competição Latino-Americana 28 trabalhos da região concorrem a premiações de R$ 15 mil e R$ 5 mil. Também competitivo, o Concurso Curta Ecofalante apresenta nove produções curriculares de instituições de ensino de Brasília, Mato Grosso, â?¯Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Elas concorrem a um prêmio do júri e a um prêmio do público.

Já a nova Sessão Infantil exibe animações, ficções e documentário produzidos no Brasil, Chile, Estados Unidos, França e México. O Programa Ecofalante Universidades e a Mostra Escola promovem projeções e discussões em instituições educacionais. No total, são 14 filmes produzidos na Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, China, EUA, Espanha, França e Reino Unido.

Completam a programação uma série de debates, o Seminário de Cinema e Educação, uma parceria do Sesc-SP e da Ecofalante, os workshops “A Prática do Cinema Documental”, ministrado pelo renomado cineasta Jorge Bodanzky, e “O Audiovisual na Sala de Aula: A Arte a Favor do Meio Ambiente”.

O evento ocupa 82 salas de cinema e espaços culturais e educacionais de São Paulo, como Reserva Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Itaú Augusta e o Circuito Spcine, entre outros.

Mais informações: http://ecofalante.org.br/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados