Nanomedicina será tema do SP Pesquisa | AGÊNCIA FAPESP

Nanomedicina será tema do SP Pesquisa Nanoestruturas medem 30 mil vezes menos do que o diâmetro de um fio de cabelo (imagem:SP Pesquisa)

Nanomedicina será tema do SP Pesquisa

24 de julho de 2015

Agência FAPESP – O programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (25/07) e pela Univesp TV no domingo (26/07), vai tratar de nanomedicina. Essa área de conhecimento é resultado do desenvolvimento de equipamentos sofisticados, que têm permitido ao homem controlar o que é muito pequeno.

O programa apresenta pesquisas que usam ferramentas da nanotecnologia para melhorar a saúde das pessoas, destacando algumas aplicações como, por exemplo, as estruturas que levam medicamentos apenas até as células doentes.

Em laboratórios do Instituto Butantan, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os pesquisadores têm construído estruturas que medem 30 mil vezes menos do que o diâmetro de um fio de cabelo. São os nanocarreadores.

As dificuldades, os benefícios e os riscos de manipular esses veículos que entram nas células são tema deste programa.

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados