Um dos principais pesquisadores da história do Brasil Império e da Primeira República, professor da UFRJ receberá o prêmio em cerimônia em maio (foto: UFMG)

Notícias

José Murilo de Carvalho ganha Prêmio Almirante Álvaro Alberto

30/03/2009

Agência FAPESP – O historiador e sociólogo José Murilo de Carvalho, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi o escolhido para receber o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nascido em 1939 em Andrelândia, Minas Gerais, Carvalho formou-se em sociologia e política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1965. É mestre e doutor pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e pós-doutor em história da América Latina pela Universidade de Londres, na Inglaterra.

Lecionou na UFMG, no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e nas universidades de Stanford, da Califórnia em Irvine e de Notre Dame (Estados Unidos), Leiden (Holanda), Londres e Oxford (Inglaterra) e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França).

Foi pesquisador da Casa de Rui Barbosa, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil e pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Princeton, nos Estados Unidos.

Suas pesquisas se concentram na história do Brasil Império e na Primeira República, com ênfase nos temas da cidadania, republicanismo e história intelectual.

Entre as homenagens recebidas estão a de Pesquisador Emérito do CNPq, Comendador da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e da Ordem de Rio Branco. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras.

A construção da ordem: a elite política imperial (1980), Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi (1987), A formação das almas: o imaginário da República no Brasil (1990), Un théâtre d'ombres: La politique impériale au Brésil (1990), Dom Pedro II (2007) e Histórias que a Cecília contava (2008) são alguns de seus livros publicados.

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto é uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq e a Fundação Conrado Wessel. Segundo o CNPq, se trata de um reconhecimento e estímulo a pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do progresso da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo.

É concedido anualmente, em sistema de rodízio, às grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Nesta edição, referente ao ano de 2008, a área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes é a contemplada.

O importante diferencial do prêmio é não aceitar inscrições. O agraciado escolhido receberá diploma, medalha e R$ 150 mil, quantia concedida pela Fundação Conrado Wessel, em cerimônia pública a ser realizada no próximo dia 5 de maio na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro.

Mais informações: www.cnpq.br
 

AGENDA DE EVENTOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

REPORTAGENS E NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO MÊS

BOLETINS DA AGÊNCIA FAPESP

« AnteriorPróximo »

Escolha o dia para ler o boletim da Agência FAPESP desde 2003

Revista Pesquisa FAPESP
Leia a nova edição da revista
Pesquisa FAPESP
Banner FAPESP - Alpha Crucis