Fórum discute meios de obter recursos para grandes colaborações científicas | AGÊNCIA FAPESP

Fórum discute meios de obter recursos para grandes colaborações científicas Evento sediado no Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, em São Paulo, reunirá pesquisadores, diretores de agências de fomento e responsáveis por políticas científicas em países da América Latina (Sirius, a nova fonte brasileira de luz síncrotron; foto: Renan Picoretti / CNPEM)

Fórum discute meios de obter recursos para grandes colaborações científicas

30 de abril de 2019

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) sedia, nos dias 30 de abril e 1º de maio de 2019, o primeiro Fórum Estratégico Latino-Americano para Infraestrutura na Pesquisa (LASF4RI).

O evento reunirá representantes da comunidade científica sul-americana e chefes de agências de financiamento com o objetivo de debater a possibilidade de cooperações que exijam grandes infraestruturas no contexto da América Latina.

Haverá transmissão ao vivo pelos links www.youtube.com/watch?v=eFB4c9Ue5_0 (dia 30/04) e www.youtube.com/watch?v=8fEbya0xg70 (dia 01/05).

Os pesquisadores terão a possibilidade de discutir questões pertinentes com os principais responsáveis por políticas científicas na região, além dos diretores de agências de fomento e dos representantes de grandes colaborações nas áreas de física de partículas e cosmologia.

Entre os palestrantes estão: João Luiz Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fernando Quevedo, diretor do International Centre for Theoretical Physics (ICTP) em Trieste, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

Também estarão presentes diretores e pesquisadores de grupos como a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), Fermilab, Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica do Chile (Conicyt) e do Centro Latino-Americano de Física (Claf).

No dia 30 de abril, às 15h, ocorrerá uma mesa-redonda com o tema “Como as agências de financiamento de pesquisa da América Latina poderiam trabalhar em conjunto no compartilhamento e elaboração de estratégias sobre infraestruturas de pesquisa?”.

Participam do debate Oscar Cóbar Pinto, secretário-geral do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted); Sebastián Eslava, diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia (Colciencias); Claudia M. Guerrero Monteza, diretora de Cooperação Internacional da Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Panamá (Senacyt); Benjamín Marticorena Castillo de Andres Lopez, do Conicyt; Jorge Tezon, gerente de Desenvolvimento do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), e João Luiz Azevedo, do CNPq.

O fórum será sediado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, situado na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo. Ocorre em paralelo com a 8º Annual Meeting 2019 do Global Research Council (GRC), que reunirá cerca de 50 chefes de agências de fomento de 50 países nos cinco continentes entre os dias 1º e 3 de maio, em São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP sediado no IFT-Unesp.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/LASF4RI.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados