5º Colóquio Internacional de Análise do Discurso | AGÊNCIA FAPESP

5º Colóquio Internacional de Análise do Discurso

Início
12/09/2018
Fim
14/09/2018

Agência FAPESP – O 5º Colóquio Internacional de Análise do Discurso (CIAD) será realizado de 12 a 14 de setembro de 2018, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O tema da edição será “Discurso e (pós)verdade: efeitos de real e sentidos da convicção”.

Segundo os organizadores, tanto as mesas-redondas como as conferências tratarão das relações entre discurso e verdade em diferentes campos de estudo, em distintas condições históricas de produção e em diversos âmbitos institucionais, como a mídia, a política e o cotidiano. Também serão abordados fenômenos nos quais se entrecruzam o discurso, a verdade e os protestos e manifestações sociais, além das recentes noções de “pós-verdade”, “fake news” e “fatos alternativos”.

Entre os convidados estão confirmados Roger Chartier, do Collège de France e da École des Hautes Études en Sciences Sociales (França); Elvira Arnoux, da Universidad de Buenos Aires (Argentina); Christian Delporte, da Université de Versailles (França); Tales Ab'Sáber, da Universidade Federal de São Paulo; Rosário Gregolin, da Unesp; Mónica Zoppi Fontana, da Unicamp; Sírio Possenti, também da Unicamp; Jean Cristtus Portela, da Unesp; e Geraldo Tadeu Souza, do Departamento de Ciências Humanas e Educação do Campus Sorocaba da UFSCar.

As atividades serão realizadas no Teatro Florestan Fernandes, Anfiteatro Bento Prado Júnior e auditórios da Biblioteca Comunitária, todos na área norte do campus São Carlos da UFSCar, na rodovia Washington Luís, km 235, 310, São Carlos (SP).

As inscrições para ouvintes seguem até o dia 1º de setembro, pelo site do CIAD. A taxa de inscrição é de R$ 100. Alunos de graduação da UFSCar são isentos da taxa.

Mais informações: www.ciad.ufscar.br/.