O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental reunirá físicos de vários países para debater temas como dinâmicas de opinião, fake news e espalhamento de rumores. Envio de trabalhos termina hoje
O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental reunirá físicos de vários países para debater temas como dinâmicas de opinião, fake news e espalhamento de rumores. Envio de trabalhos termina hoje
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará virtualmente o “Workshop on Sociophysics: Social Phenomena from a Physics Perspective”, entre os dias 18 e 22 de outubro de 2021.
O evento tem como objetivo reunir físicos para discutir as questões ainda em aberto nos modelos sociais.
Com especialistas de vários países, o workshop abordará tópicos como: dinâmicas de opinião, fake news e espalhamento de rumores, dinâmicas de multidões humanas, evolução cultural, emergência de revoluções e terrorismo, formação de redes sociais e dinâmicas de aglomerados urbanos. A aplicação de técnicas de física estatística para entender a dinâmica dos sistemas sociais e as perspectivas para o futuro da área também serão temas do workshop.
O evento é gratuito e interessados em apresentar trabalhos devem se registrar no site do workshop até hoje (31/08). Os participantes que não pretendem fazer uma contribuição oral ou em pôster podem se inscrever até 10 de outubro. A transmissão será feita pelo Zoom, por link que estará disponível aos inscritos.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: https://bit.ly/3DihcIY.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.