Marcelo Carmo, do Instituto de Pesquisas em Energia e Clima do Forschungszentrum Jülich, na Alemanha, apresenta no Ipen palestra sobre geração de hidrogênio por eletrólise da água
Marcelo Carmo, do Instituto de Pesquisas em Energia e Clima do Forschungszentrum Jülich, na Alemanha, apresenta no Ipen palestra sobre geração de hidrogênio por eletrólise da água
Agência FAPESP – O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) recebe nesta quarta-feira (19/2), às 14 horas, Marcelo Carmo, do Instituto de Pesquisas em Energia e Clima do Forschungszentrum Jülich (Alemanha), para ministrar a palestra “Water Electrolyzers for Hydrogen Production – Current Challenges, and Perspectives beyond 2020”. O evento é gratuito e aberto aos interessados.
O convidado vai abordar o papel dos eletrolisadores na concretização de um sistema robusto de armazenamento de energia proveniente de fontes renováveis e intermitentes, como a solar e a eólica. Para essa concretização, ainda são necessárias transformações nesses dispositivos. Na palestra, o pesquisador compartilhará suas abordagens de pesquisa e desenvolvimento mais recentes, buscando maior eficiência, durabilidade e redução dos investimentos e custos operacionais dos eletrolisadores.
Carmo é colaborador do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Shell.
A palestra será apresentada no auditório do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CCTM) do Ipen (Setor C2), na avenida Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações em: cine.org.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.