Tema de evento promovido pela Vice-Reitoria da Universidade de São Paulo será “COP 30: Desafios para o Brasil”
Tema de evento promovido pela Vice-Reitoria da Universidade de São Paulo será “COP 30: Desafios para o Brasil”
Agência FAPESP – A Vice-Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) promoverá, de segunda (12) a sexta-feira (16/08) da próxima semana, a terceira edição do USP Pensa Brasil, que terá como tema “COP 30: Desafios para o Brasil”.
O projeto foi pensado para estimular a participação da USP no debate público, discutindo grandes temas nacionais, assim como disseminar o conhecimento produzido na academia e seu diálogo com o pensamento produzido por outros organismos e personalidades de fora da universidade.
O tema foi motivado pela proximidade da Cúpula Climática da Organização das Nações Unidas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém.
A programação contará com conferências, debates e apresentações artísticas, além de lançamentos de livro. As atividades são focadas nas questões de políticas públicas e de mudanças climáticas.
Participarão do evento professores e pesquisadores da USP, além de representantes de diversas instituições, como Eduardo Costa Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas; Tainá de Paula, secretária municipal de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro; Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP; Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima; Arlindo Philippi Junior, chefe do Gabinete do Reitor da USP; Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da USP; Gustavo Roque da Silva Assi, da Escola Politécnica da USP e vice-diretor científico do Offshore Technology Innovation Centre; entre outros.
Todas as atividades são gratuitas e abertas aos interessados em geral. As inscrições devem ser feitas pelo site. Serão fornecidos certificados de participação para os inscritos nos seminários e debates.
O evento será realizado no Espaço Brasiliana, rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: https://pensabrasil.usp.br/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.