Pesquisador especialista em política britânica e devolução realiza palestra na USP
Pesquisador especialista em política britânica e devolução realiza palestra na USP
O pesquisador associado à Universidade de Edimburgo e ao University College London escreve sobre devolução no Reino Unido, com ênfase em relações governamentais e aspectos financeiros da devolução. Devolução é a concessão estatutária de poderes do governo central de um Estado ao governo em nível nacional, regional ou local.
A visita de Trench ao Brasil faz parte do projeto de colaboração e pesquisa conjunta mantido pelo CEM com o Instituto de Governança da Universidade de Edimburgo. Além de suas atividades como pesquisador, Trench mantém o blog Devolution Matters (http://devolutionmatters.wordpress.com), voltado para assuntos relacionados à devolução de poder às regiões britânicas.
Trench foi assessor no desenvolvimento da constituição do País de Gales. Pesquisa ainda sistemas federativos e o seu funcionamento pelo mundo. Foi consultor em três comitês do Parlamento do Reino Unido sobre aspectos da devolução.
Nesta quinta-feira (9/12), às 17 horas, Trench ministrará a palestra Unitary or multinational state? Making sense of the United Kingdom?, na qual tratará das mudanças recentes na forma de governar o Reino Unido e sobre as discussões relativas às características dessas alterações à luz das teorias do cientista político Arendt Lijphart.
A exposição de Trench ocorrerá na Faculdade de Filosofía, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sala 8 do prédio das Ciências Sociais. A palestra é aberta ao público e será proferida em inglês, sem tradução simultânea.
Mais informações: www.centrodametropole.org.br e (11) 5574-0399 - ramal 232.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.