Testemunhando Aspectos Quânticos da Gravidade em um Laboratório
26 de julho de 2024

Inscrições para o workshop promovido pelo ICTP-SAIFR estão abertas até 3 de agosto

Testemunhando Aspectos Quânticos da Gravidade em um Laboratório

Inscrições para o workshop promovido pelo ICTP-SAIFR estão abertas até 3 de agosto

26 de julho de 2024

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá, entre 23 e 27 de setembro, o workshop “Testemunhando Aspectos Quânticos da Gravidade em um Laboratório”.

O evento procura fomentar o intercâmbio e a colaboração entre um grupo diversificado de investigadores teóricos e experimentais, nessa e em áreas relacionadas, como a busca por efeitos de gravidade quântica em detectores de neutrinos/matéria escura, bem como raios cósmicos, incluindo a expansão dos panoramas dos campos e a exploração de novas direções de pesquisa.

Gratuito e em inglês, o workshop discutirá vários desafios teóricos e experimentais para conceber o protocolo QGEM, sigla em inglês para emaranhamento de massas induzido pela gravidade quântica, em um laboratório que exigirá um nível de precisão sem precedentes no testemunho da natureza quântica de uma das interações mais fracas da natureza.

A primeira parte do workshop focará em possíveis experimentos quânticos e a segunda em aspectos teóricos da relatividade geral. O público-alvo abrange pesquisadores e pós-doutorandos.

Os interessados podem se inscrever por formulário on-line até 3 de agosto. Há uma verba limitada para despesas locais dos participantes.

O evento será realizado no Instituto Principia, na rua Pamplona, 145, Cerqueira César, São Paulo. O conteúdo do evento será gravado e disponibilizado no canal do ICTP-SAIFR no YouTube.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e está sediado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: www.ictp-saifr.org/wqag2024/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.