Professores fundamentais para o desenvolvimento da cronobiologia no Brasil serão homenageados em evento no IB-USP
Professores fundamentais para o desenvolvimento da cronobiologia no Brasil serão homenageados em evento no IB-USP
Agência FAPESP – O Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) sediará, nesta quinta (12/09) e sexta-feira (13/09), o Symposium on Biological Rhythms: From Photodetection to Melatonin Regulation.
O evento vai homenagear professores fundamentais para a introdução e o desenvolvimento da cronobiologia no Brasil, além de celebrar seus legados científicos.
Os homenageados serão Ana Maria de Lauro Castrucci, do IB-USP, Luiz Silveira Menna-Barreto, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, e José Cipolla-Neto, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. O evento contará também com a presença de três pesquisadores latino-americanos: Claudia Torres Farfan (Chile), Natali Guerrero Vargas (México) e Mario Eduardo Guido (Argentina).
Os palestrantes discutirão desde as vias de sinalização retinianas responsáveis pela fotorrecepção, de peixes a mamíferos, até as vias neurais que partem da retina determinando a sincronização do relógio central, além do impacto transgeracional do efeito da exposição noturna à luz. Além das palestras científicas haverá uma sessão de apresentação de trabalho dos estudantes.
Os interessados devem se inscrever por formulário on-line. As atividades acontecerão no Auditório da Zoologia do IB-USP, situado na rua do Matão, 277, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: https://labcronomol.com/eventos/ e www.instagram.com/sbiorhythms/?igsh=MXhqN2ZhenYxeWlvdA%3D%3D.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.