IPT sedia evento voltado ao alinhamento do setor de saúde às novas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos
IPT sedia evento voltado ao alinhamento do setor de saúde às novas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Agência FAPESP – O Simpósio Internacional de Resíduos de Serviços de Saúde será realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, de 11 a 13 de abril.
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo, em parceria com diversas instituições. O objetivo do encontro, que contará com engenheiros, técnicos, pesquisadores e tomadores de decisões, é o alinhamento do setor de saúde às novas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), buscando o debate sobre a convergência, oportunidades e desafios na aplicação das normas nas empresas e instituições.
Um dos focos do evento é a apresentação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que objetivam a normalização no campo de resíduos de serviços de saúde, no que concerne à terminologia, classificação, requisitos de gerenciamento, procedimentos de coleta, armazenamento, tratamento, métodos de ensaio e generalidades.
As discussões irão girar em torno da atualização e da integração das normas diante do novo panorama da PNRS, tendo como público-alvo usuários (geradores de resíduos de serviços de saúde, tais como hospitais e laboratórios), empresas de coleta e tratamento de resíduos, fabricantes e prestadores de serviços, instituições que representam o setor e o poder público.
A abertura do simpósio será feita pelo diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, e pelo presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg, que também é presidente da FAPESP e ministrará a palestra magna “Resíduos Sólidos: Impactos x Sustentabilidade”.
Os pesquisadores Rogério Parra e Mara Siqueira Dantas, do Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do Instituto, participarão do evento com palestras sobre coletores para resíduos de saúde perfurantes ou cortantes e sacos plásticos para acondicionamento de lixo, respectivamente, ambas no âmbito das normas ABNT.
Também serão tema de apresentações, entre outros assuntos, os impactos e a sustentabilidade dos resíduos de saúde, a revisão das normas ABNT e os riscos e procedimentos relacionados ao descarte, coleta e transporte de resíduos.
Mais informações: www.sirss.com.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.