Scientific Diversity and Open Science
28 de julho de 2023

Conferência na USP será ministrada pelo filósofo da Ciência Kevin C. Elliott, que abordará dois temas urgentes: a diversidade científica e a ciência aberta

Scientific Diversity and Open Science

Conferência na USP será ministrada pelo filósofo da Ciência Kevin C. Elliott, que abordará dois temas urgentes: a diversidade científica e a ciência aberta

28 de julho de 2023

 

Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) receberá na segunda-feira (31/07) o filósofo da Ciência Kevin C. Elliott, da Michigan State University (Estados Unidos), para apresentar a conferência “Scientific Diversity and Open Science”.

Elliott abordará dois temas urgentes: a diversidade científica e a ciência aberta. Em relação ao primeiro, ele apresentará os resultados de sua pesquisa colaborativa recente que sondou mais de 3.500 cientistas para investigar os fatores que dificultam a presença da diversidade na ciência.

No decorrer da apresentação, as razões éticas e epistêmicas para se promover a diversidade na comunidade científica também serão comentadas. Em relação à ciência aberta, o professor discutirá como a ciência aberta pode se aproximar de modo melhor de não especialistas, além de comentar os múltiplos sentidos, razões e limites que o valor da transparência adquire nesse contexto.

Após a palestra, professores convidados debaterão com Elliott trazendo elementos específicos de tais temas no Brasil. Por fim, o público terá a oportunidade de dialogar com o palestrante.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. A conferência acontecerá das 14h15 às 17h15, na Sala Alfredo Bosi do IEA, rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Haverá transmissão pelo site do IEA.

Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/diversidade-cientifica-ciencia-aberta.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.