Pós-doutorandos e estudantes de mestrado e doutorado podem participar do curso organizado pelo ICTP-SAIFR; inscrições até domingo
Pós-doutorandos e estudantes de mestrado e doutorado podem participar do curso organizado pelo ICTP-SAIFR; inscrições até domingo
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará, entre 21 de agosto e 1º de setembro, em São Paulo, a School on Quantum Chaos.
A escola é direcionada a alunos de mestrado e doutorado, bem como a pós-doutorandos, e será dividida em duas partes. A primeira abordará o caos quântico de uma forma mais matemática, enquanto a segunda parte se concentrará em debater tópicos atuais de pesquisas em caos quântico em múltiplos corpos.
O caos quântico é uma ponte que conecta sistemas clássicos caóticos, onde pequenas alterações nas condições iniciais mudam drasticamente o resultado, com a mecânica quântica, que descreve sistemas pequenos como átomos e moléculas. Como a mecânica quântica, em grande escala, tende à mecânica clássica, a sensibilidade de sistemas caóticos às condições iniciais talvez tenha uma origem quântica.
Será que uma perturbação em apenas um átomo conseguiria alterar a trajetória de um sistema macroscópico? Essa e outras questões serão discutidas na escola.
Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site do ICTP-SAIFR. O prazo de inscrição vai até domingo (11/06). As atividades acontecerão no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Bloco 2, Barra Funda, São Paulo.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações: www.ictp-saifr.org/qc2023/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.