Seminário on-line da PUC-SP abordará o conceito de performatividade racial no contexto de gênero e sexualidade e o analisará na interação de mulheres negras
Seminário on-line da PUC-SP abordará o conceito de performatividade racial no contexto de gênero e sexualidade e o analisará na interação de mulheres negras
Agência FAPESP – A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realizará amanhã (20/11) o seminário on-line “Roda de Conversa entre Pretas: Performatividade de Raça e Interseccionalidades”.
A palestrante Glenda Melo, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), abordará o conceito de performatividade racial no contexto de gênero e sexualidade e o analisará na interação de mulheres negras.
Performatividade é um conceito de linguagem que funciona como uma forma de ação social e tem o efeito de mudança. O conceito tem múltiplas aplicações em vários campos, como antropologia, geografia social e cultural, economia, estudos de gênero etc.
O evento faz parte das atividades do LAEL Research Bazaar, que celebra o 50º aniversário do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP.
Para participar, é preciso fazer inscrição na página do evento. Os inscritos receberão um e-mail de confirmação com um link pessoal e intransferível para participar do webinar, que será transmitido pela plataforma Zoom, das 15 às 16 horas. A capacidade é de cem participantes.
Será possível assistir ao seminário ao vivo pela página do LAEL no Facebook.
Mais informações: https://bit.ly/3fbqCu3.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.