Precursoras do feminismo no Brasil
26 de julho de 2024

Curso on-line gratuito explora fontes documentais da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP

Precursoras do feminismo no Brasil

Curso on-line gratuito explora fontes documentais da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP

26 de julho de 2024

 

Agência FAPESP – A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) vai oferecer, entre os dias 5 e 9 de agosto, o curso on-line “Precursoras do feminismo no Brasil”.

O curso deriva de um estudo realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP pela historiadora Laila Thaís Correa e Silva, que é pesquisadora residente da BBM.

Cada aula terá um eixo diferente, sendo a primeira delas sobre o acervo BBM e as escritoras cujas obras, abrigadas pela biblioteca, serão estudadas. Dessa forma, os estudos desenvolvidos pela pesquisadora no último ano vão embasar o conteúdo das aulas.

A pesquisa explora fontes da imprensa feminista, como A mensageira: revista literária dedicada à mulher brasileira (1897-1900), e obras de suas principais colaboradoras, que enviavam textos de várias partes do Brasil, tais como Ignez Sabino, Zalina Rolim, Francisca Júlia, Josephina Álvares de Azevedo e Júlia Lopes de Almeida.

As aulas serão ministradas das 14h às 16h, pelo Google Meet. O curso conta com 120 vagas, oferecidas gratuitamente tanto para a comunidade da USP quanto o público externo.

Os interessados podem se inscrever até domingo (28/07), pelo Sistema Apolo da USP. Os participantes serão selecionados por sorteio na próxima segunda-feira (29/07).

Mais informações: https://sce.fflch.usp.br/node/5539.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.