Pint of Science
20 de abril de 2017

Evento ocorrerá em 22 cidades brasileiras simultaneamente com mais dez países

Pint of Science

Evento ocorrerá em 22 cidades brasileiras simultaneamente com mais dez países

20 de abril de 2017

 

Agência FAPESP – As 22 cidades brasileiras que vão realizar o Pint of Science já definiram os temas de seus bate-papos científicos, que acontecerão durante as noites de 15, 16 e 17 de maio. A participação no Brasil é gratuita e os interessados só pagarão o que consumirem nos bares e restaurantes que sediarão o evento. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar. Confira a programação completa no site www.pintofscience.com.br.

Entre as cidades que participarão da iniciativa, 10 são municípios paulistas: Araraquara, Botucatu, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Caetano do Sul, São Paulo, São Carlos e Sorocaba. Além disso, o festival será realizado em cidades localizadas no Sul, no Nordeste e no Centro-Oeste do país: Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Brasília (DF), Curitiba (PR), Dourados (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Teresina (PI).

O Pint of Science nasceu em 2013 na Inglaterra e chegou ao país em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP realizou o evento em São Carlos, colocando o Brasil no mapa do evento. Em âmbito nacional, o festival é patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades.

Em São Paulo, "Empreendedorismo na Ciência", "Origem das Espécies" e "Efeito Placebo" são alguns dos 53 temas do Pint of Science. Serão realizados 53 bate-papos gratuitos em nove bares e pizzarias do município nas noites dos dias 15, 16 e 17 de maio.

Na capital paulista, o Pint of Science conta com a colaboração do Redoxoma, CCEx-ICB, Scicast-Mundo Podcast, Dragões de Garagem, Café na Bancada, IF-USP, EEFE-USP, ICTP-SAIFR e A.C. Camargo Cancer Center. A programação está em www.facebook.com/events/1809221302732781/

Em Campinas, serão realizados 24 bate-papos gratuitos em quatro diferentes bares da cidade na edição local do festival internacional de divulgação científica. Serão discutidos temas como grandes epidemias, mudanças climáticas, fim da privacidade e inteligência artificial.

“Biodiversidade”, com Carlos Joly, “Epidemias de Doenças Tropicais”, com Fábio Trindade Maranhão Costa, “Mudança Climática Global”, com Carlos Henrique de Brito Cruz, “Computação e Informação Quântica: Realidade, Fantasia ou Marketing?”, com Amir Ordacgi Caldeira, e “O Cérebro Amanhã”, com Li Li Min, serão alguns dos temas dos bate-papos.

As sessões ocorrerão a partir das 19h30 no Echos Studio Bar (Barão Geraldo), Yoou Geek (Cambuí), Lado B (Barão Geraldo) e Alzirão Empório Bar (av. Barão de Itapura). O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos estabelecimentos em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar.

Mais informações: www.pintofscience.com.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.