Photography, Racism, and Antisemitism
27 de setembro de 2024

Palestra na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin será apresentada pelo professor de história da Universidade de Dartmouth Leo Spitzer

Photography, Racism, and Antisemitism

Palestra na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin será apresentada pelo professor de história da Universidade de Dartmouth Leo Spitzer

27 de setembro de 2024

 

Agência FAPESP – A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo (BBM-USP) sediará na próxima segunda-feira (30/09) a palestra “Photography, Racism, and Antisemitism in the Life Trajectories of Stefan Zweig, André Rebouças, and Joseph May”.

A apresentação será realizada por Leo Spitzer, professor emérito de história da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, e por Lilia Schwarcz, com mediação de Esther Hamburger, ambas professoras da USP.

Leo Spitzer falará sobre seu livro Racismo e Antissemitismo - As trajetórias de Stefan Zweig, André Rebouças e Joseph May (Editora Zahar, 2023).

Na obra, Spitzer, que é nascido na Bolívia e filho de judeus austríacos que fugiram da perseguição nazista, apresenta as trajetórias de três personagens oriundos de grupos sociais marginalizados que ascenderam socialmente no final do século 19 – Stefan Zweig, judeu numa Áustria enredada no antissemitismo; o engenheiro André Rebouças, um negro no Brasil escravista; e Joseph May, na Serra Leoa dominada pelos ingleses. No livro, ele explica as diversas vertentes desse processo de assimilação cultural desses segmentos estigmatizados.

A palestra será em inglês e não requer inscrição prévia. O evento começará às 14h30, na Sala Villa-Lobos da BBM, rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.bbm.usp.br/pt-br/outros-eventos/evento/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.