Palestra on-line do Departamento de Geofísica do IAG-USP apresentará os dados geofísicos recentes do terremoto que atingiu Lisboa, Portugal, em 1755
Palestra on-line do Departamento de Geofísica do IAG-USP apresentará os dados geofísicos recentes do terremoto que atingiu Lisboa, Portugal, em 1755
Agência FAPESP – O Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) realizará a palestra on-line “Peeling the lithosphere: a key for subduction initiation and the 1755 Lisbon Earthquake” hoje (21) às 16h30.
Com base em dados geofísicos recentes, a palestra explicará qual a possível origem do terremoto que atingiu Lisboa, Portugal, em 1755. Poucos minutos depois da anomalia, três ondas de tsunami subiram o rio Tejo. O terremoto foi sentido até Cabo Verde e, junto com o tsunami, pode ter matado até 100 mil pessoas.
O palestrante será o professor João C. Duarte, da Universidade de Lisboa (Portugal), que apresentará as consequências da sismicidade de alta magnitude na região.
Gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, o evento será transmitido pela plataforma Google Meet e pelo canal do Departamento de Geofísica do IAG-USP no Youtube.
Mais informações: www.iag.usp.br/evento/seminario-duarte-1755-lisbon-earthquake.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.