Papos de Física: Exoplanetas
11 de abril de 2024

Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental promove bate-papo com a física Adriana Valio sobre planetas situados fora do Sistema Solar

Papos de Física: Exoplanetas

Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental promove bate-papo com a física Adriana Valio sobre planetas situados fora do Sistema Solar

11 de abril de 2024

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará, em 19 de abril, a nova edição do “Papos de Física”. O tema será “Exoplanetas: mundos distantes”.

A convidada é a física Adriana Valio, professora e pesquisadora do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie. Valio falará de alguns dos mais de 5.600 planetas que já foram descobertos orbitando outros sóis.

Entre esses novos mundos, muitos se destacam por suas características singulares em comparação com os planetas conhecidos do Sistema Solar. Alguns exemplos de exoplanetas incluem gigantes gasosos que orbitam extremamente próximos de suas estrelas, a apenas alguns poucos centésimos da distância Terra-Sol, resultando em temperaturas extremamente altas.

A série Papos de Física é um projeto de divulgação científica do ICTP-SAIFR que busca disseminar as recentes descobertas científicas na área da física. São apresentações curtas, de 20 minutos, seguidas de debates, promovidas em bares e outros ambientes informais, com conteúdo acessível a públicos diversos.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento começará às 19h30, na Cervejaria Nacional, av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e está sediado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/papos-de-fisica/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.